
A comissária de bordo que decidiu alcançar voos mais altos fazendo intercâmbio
Isabele Garcez Carvalho é de Aracajú (SE), e aos 35 anos mostra que a coragem de mudar é, muitas vezes, a chave da realização de muitos sonhos.
Formada em Design Gráfico, ela atuou nessa área durante cinco anos, e depois disso resolveu mudar de área de atuação: fez o curso preparatório e começou sua jornada como comissária de bordo.
Depois de alguns anos trabalhando como comissária dentro do Brasil, ela percebeu que era hora de realizar mais um sonho muito importante: fazer intercâmbio, aprender inglês e conhecer o mundo.
Há cinco meses morando em Dublin, na Irlanda, a intercambista revela que escolheu o destino pois além de ser uma opção com um ótimo custo-benefício, ela pode trabalhar legalmente enquanto estuda, o que permite pagar as contas e fazer algumas viagens. Com isso, ela já visitou as cidades de Madrid e Palma de Mallorca, na Espanha, e já se prepara para os próximos destinos.

Belinha, como é conhecida pelos amigos, diz que o maior desafio nesses meses foi a língua. “O grande desafio foi o idioma porque eu nunca estudei no Brasil e cheguei com zero inglês em Dublin. Porém, não considero uma dificuldade e sim um aprendizado”, conta.
–
LEIA TAMBÉM: Aprender para ensinar: a profissional que deixou a carreira em uma multinacional para seguir um sonho
–
A situação mais inesperada que Isabele viveu em Dublin, foi chegar com zero inglês, durante os dias de neve, sem roupa de frio adequada e sem comida, pois os estabelecimentos estavam fechados. “A cidade parou, não tinha quase nada aberto e eu tive a sorte de ter pessoas boas no meu caminho. Alguns brasileiros que eu nem conhecia me ajudaram”, relembra.

Atualmente, a estudante trabalha como Housekeeper para uma família irlandesa, e, mesmo sem falar inglês no começo, fazia mímicas, usava o Google Tradutor e levava tudo com muito bom humor, sempre sorrindo e tentando se comunicar da melhor maneira possível.
–
LEIA TAMBÉM: Design Gráfico na Irlanda: Ana Paula Alevi conquista estágio com apenas 3 meses de intercâmbio
–
“O trabalho como Housekeeper está sendo uma experiência única, porque estou aprendendo coisas que jamais dei valor em minha casa. Sempre dou o meu melhor, independente do cargo que estou, imagino que estou trabalhando para poder realizar meus sonhos, assim eu fico feliz e trabalho feliz também. Sem contar que meu inglês melhorou muito”, comemora.
Isabele adotou a bicicleta como seu principal meio de transporte em Dublin, e comemora os benefícios dessa escolha, pois, além de estar “vendendo saúde”, como ela mesmo diz, ainda consegue visitar praias, parques e interagir com as pessoas nas ruas. “Todos são muito amigos na rua, sempre com sorriso no rosto e prontos para ajudar”, conta.
Belinha revela que está valendo muito a pena fazer intercâmbio, pois está a cada dia chegando mais perto do seu objetivo, que é atingir um nível bom de inglês.

“Eu tenho orgulho de mim mesma, de chegar onde eu cheguei sem falar nada em inglês e sem conhecer ninguém em um país totalmente diferente do Brasil. Tenho sede de viver aqui! Sempre estou em busca de lugares novos para conhecer, fazendo novas amizades, conhecendo novas culturas e sempre com minha bicicleta”, finaliza.